Archive for junho 2015

As Dúvidas de Fé

Como me converti ao catolicismo à partir de uma experiência de dúvida e descrença,  me toca muito profundamente o debate que envolve a relação entre verdade, liberdade e fé. E por consequência as dúvidas de fé. 

Li há algum tempo uma história muito interessante e bela sobre o tema. 

Conta-se que certa vez ocorreu um fato mas ou menos assim (1): um cavaleiro de S. Luís estava atormentado por dúvidas de fé. Em diálogo com o santo rei, este lhe confidenciou que nunca teve semelhantes dúvidas e lhe contou uma bela parábola:

"Qual é a cidade mais importante da França?"  Perguntou o Rei. Ao que o cavaleiro prontamente respondeu se tratar da sede do reino. "Mas a sede do reino está bem guardada pelas suas muralhas, que raramente avistam um soldado inimigo...". "Já as cidades da fronteira estão sempre em batalhas e os cavaleiros que lá combatem são mais valorosos". 

"Deus saberá recompensar os seus cavaleiros mais valorosos". 

O santo rei fez uma interessante analogia entre as lutas dos reinos temporais com a do reino espiritual, surpreendentemente tratando o homem acabrunhado pelas dúvidas não como um covarde, mas como um valoroso combatente. 

Este rei do século XIII que a Igreja Católica venera como santo foi ainda célebre por criar o que talvez tenha sido a primeira reserva de animais da Europa (proibindo a caça), famoso ainda por sua doçura para com a esposa - chegando a escandalizar os jihadistas de seu tempo por pedir conselhos à sua esposa quando foi feito prisioneiro e ainda famoso por um precioso testamento que deixou a seu filho (2). Entre muitas outras coisas. 

(1) Conto a história de memória e a fonte não me está prontamente acessível, mas foi recolhida em uma das revistas do movimento Arautos do Evangelho. 
(2) http://cleofas.com.br/testamento-de-sao-luiz-rei-da-franca-a-seu-filho-2/

Posted in | Leave a comment